Zeit-Raum

Category: Heidegger - Termos originais
Submitter: Murilo Cardoso de Castro

Zeit-Raum

Tempo e espaço são para Heidegger co-ordenados. A espacialidade de Dasein é baseada ou "abarcada" pela temporalidade, embora esta "conexão seja diferente da prioridade do tempo sobre o espaço" que Heidegger descobre em Kant (SZ, 367; cf. GA3, 199s/136): "Somente baseando-se na temporalidade ecstática-horizontal é possível para Dasein entrar no espaço" (SZ, 369). Não obstante, depois de SZ Heidegger imagina um "tempo-espaço" unificado. Ele não é o "espaço-tempo [Raum-Zeit]" da física, mas Zeit-Raum, uma palavra forjada a partir de Zeitraum, a palavra usual para um "período/intervalo/espaço de tempo". Ele também forja Zeit-Spiel-Raum, lit., "tempo-jogo-espaço", baseando-se em Zeitraum e em Spielraum, lit., "lugar/espaço de jogo", portanto, "espaço de jogo, liberdade de movimento".

Tempo e espaço são muito diferentes. O espaço pode ser concebido como a ordem e estrutura de todos os seres-simplesmente-dados juntos, sendo, portanto, representado em um atualizar (Gegenwürtigung), em uma temporalidade definida. A representação do espaço é uma temporalização (Zeitigung). Mas isto não nos dá o direito de reduzir o espaço ao tempo. Cada um possui a sua própria essência, e não apenas na diferença de quantidade de "dimensões" como ordinariamente concebidas. Ao explorar, contudo, a essência de cada um, vemos que a sua essência é um tempo-espaço original e unificado: "Refletir sobre o tempo deste modo [em seus ‘ecstáticos’] já o traz, em sua relação com o aí (pré-) de Dasein, para a relação essencial com a espacialidade de Dasein e, portanto, com o espaço" (GA65, 189; cf. 377; GA12, 213s/106).

Podemos prosseguir em duas diferentes direções: 1. do tempo-espaço para o tempo e o espaço, 2. do tempo e do espaço para o tempo-espaço (GA65, 386, 388). A ideia de um Zeitraum é de uso limitado por ser puramente temporal: representa o tempo da maneira tradicional como "espaçoso, amplo [geräumig]", e não é idêntica à abertura não-"espacial" do tempo com suas "retrações [Entrückungen]" como descrita em SZ. O tempo-espaço não é o espaço-tempo da física, nem é a ideia de que toda ocorrência histórica acontece em algum lugar e em algum tempo e assim determinada de modo espaço-temporal. Estas são conexões superficiais de espaço e tempo, enquanto tempo-espaço é a sua origem unitária, sua "raiz comum" (GA65, 377s). [DH]

Submitted on:  Fri, 16-Mar-2012, 15:21