espécies de conceitos

Category: Termos chaves da Filosofia
Submitter: mccastro

espécies de conceitos

Pode-se dividir e classificar os conceitos (v. conceito) sob diferentes pontos de vista. Não nos deteremos aqui senão nas distinções que se relacionam imediatamente com as noções de compreensão e de extensão, deixando as outras divisões para o estudo da teoria do termo, dos predicáveis e dos predicamentos.

Do ponto de vista da compreensão, distinguem-se os conceitos em simples e complexos segundo que o conteúdo que eles exprimem atualmente seja também simples ou complexo: "homem" é um conceito simples, "animal racional", um conceito complexo.

Conceitos concretos e abstratos. Os primeiros significam a essência da coisa com o seu sujeito: "homem". Os segundos significam a essência sem o seu sujeito: "humanidade". Essa diversidade se deve ao modo de abstração.

Do ponto de vista da extensão, em si mesmo, todo conceito é universal, quer dizer, ele tem toda a sua extensão. Mas no exercício do pensamento pode-se ser levado a restringir essa extensão a uma parte somente dos sujeitos aos quais esse conceito convém. Em lugar, por exemplo, de considerar o conceito "homem" como se relacionando a "todo homem", não se retém senão uma parte desta coletividade: "este homem", "algum homem". Chega-se assim à seguinte divisão que representa um papel capital na lógica peripatética:

Conceito universal: extensão não restrita: "todo homem"
Conceito particular: extensão restrita a um grupo: "algum homem"
Conceito singular: extensão reduzida a um só: "Sócrates"

O conceito tomado em toda sua extensão é frequentemente chamado: universal distributivo.

Distingue-se também, do ponto de vista dos sujeitos, o conceito coletivo, (que não pode ser realizado senão em um grupo de sujeitos: exército, sociedade) e o conceito divisivo (que se encontra integralmente em cada sujeito: soldado, sócio). [Gardeil]

Submitted on:  Tue, 08-Dec-2009, 11:35