acontecer-apropriar

Category: Heidegger em português
Submitter: Murilo Cardoso de Castro

acontecer-apropriar

Com a questão aparentemente inofensiva: Que é o Ereignis?, exigimos uma informação sobre o ser do Ereignis. Mas se agora o ser mesmo se apresenta como algo que pertence ao Ereignis, e somente a partir dele recebe a determinação de presença, então regredimos, com a questão levantada, até aquilo que, em primeiro lugar, exige sua determinação: o ser a partir do tempo. Esta determinação mostrou-se, a partir da vista prévia sobre o "Se", que dá, pelo exame dos modos de dar mutuamente imbricados, o destinar e o alcançar. Destinar do ser repousa no alcançar iluminados do múltiplo presentar, no âmbito aberto do espaço-de-tempo. O alcançar, porém, repousa, junto ao destinar, no acontecimento-apropriação, no acontecer-apropriar. Este, isto é, o elemento característico do Ereignis, determina também o sentido daquilo que aqui é denominado: o repousar. MHeidegger: TEMPO E SER

A quarta sessão foi dominada pela análise de uma questão relativa à passagem importante, antes já citada: "Ser pelo qual..." até "... quer dizer, dá ser". A questão teve em mira a relação de ser e tempo com o Ereignis perguntando-se se entre os conceitos ali citados - presentar, presentificar, desvelar (desocultar), dar e acontecer-apropriar - subsiste uma gradação, no sentido de uma sempre maior radicalidade. Perguntou-se também se o movimento, que no período problemático conduz do presentar passando pelo presentificar etc., até o acontecer-apropriar, é a recondução até aquele fundamento radical. MHeidegger: PROTOCOLO DO SEMINÁRIO SOBRE A CONFERÊNCIA "TEMPO E SER"

A discussão que se seguiu referiu-se, no essencial, ao sentido do determinar que reside no modo como, em meio à metafísica, o presentar determina aquilo que se presenta. Através disto, tinha-se por meta tornar mais distinto, pelo contraste, qual o caráter que possui o retorno do presentar para o acontecer-apropriar, que, com demasiada facilidade, é malentendido como a preparação de um fundamento cada vez mais radical. MHeidegger: PROTOCOLO DO SEMINÁRIO SOBRE A CONFERÊNCIA "TEMPO E SER"

Submitted on:  Mon, 28-May-2007, 12:10